Ginecologista em Mogi das Cruzes

Exercícios para facilitar o parto normal

Durante a gestação é importante o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico por diversos motivos. Primeiramente, ocorre uma melhora do apoio e sustentação do aumento do peso e alterações ortopédicas decorrentes da gestação.

Este fortalecimento também ajuda durante o trabalho de parto, diminuído as chances de rotura perineal, prolapso de órgãos pélvicos e incontinência urinária. Exercícios de alongamento também deve compor a rotina de atividades da gestante. Os exercícios sempre devem ser feitos após avaliação e orientação de um profissional capacitado, e sempre consultando o seu médico.

  • Exercícios de Kiegel

Pode ser praticado de pé, sentada ou deitada.

Contraia os músculos do ânus e da vagina como se estivesse tentando não ir ao banheiro, relaxando em seguida. Faça os mesmos movimentos, aumentando o tempo de contração da musculatura. Ao voltar à posição normal, empurre os músculos para fora (este último movimento poderá ajudá-la a fazer a força necessária na hora do parto e evitar lacerações), relaxando totalmente. Repita os movimentos diversas vezes durante o dia.

  • Ponte

O exercício de ponto ajuda a fortalecer a musculatura glútea e lombar, diminuindo riscos de dores nas costas durante a gestação.

  • Sapo ou Borboleta

Ajuda fortalecer musculatura abdominal e pélvica, ajudando durante o período expulsivo do parto.

  • Contração da pelve

Fortalece a musculatura pélvica e abdominal, ajuda o posicionamento adequado do feto para o parto normal.

  • Posição de cócoras

Relaxamento, alongamento da musculatura perineal e também ajuda o posicionamento adequado do feto para o parto normal.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *